A cidade de Prata, no Cariri Paraibano, está vivenciando uma transformação educativa com a chegada do Método PRATA, uma proposta de alfabetização multissensorial e desenvolvimento infantil que une neurociência, cultura local e afetividade. A iniciativa começou a ser implantada no primeiro semestre deste ano com formações on-line e, neste mês de julho, ganha força com a presença da autora do método, Ester Assis, na cidade.
De 14 a 25 de julho, a autora está conduzindo mentorias presenciais, formações para professores e famílias, além da organização dos ambientes de aprendizagem na Creche Tia Mocinha, onde o método está sendo implementado de forma concreta e sensível.
Desenvolvido a partir de mais de 20 anos de experiência pedagógica e clínica, o Método PRATA nasceu no encontro entre a escuta das infâncias e o chão do Cariri. O nome é uma homenagem à cidade de Prata.
Mais do que uma metodologia, o PRATA é um convite a pertencer à escola, à cultura, ao território e a si mesmo.
“O PRATA nasce para todas as crianças. Ele é multissensorial, afetivo e pensado para ser vivido na prática, respeitando a inclusão, a diversidade e a identidade, afirma Ester Assis.
Com forte base na neurociência, no brincar livre e nas vivências significativas, o método está sendo acolhido com entusiasmo pelos profissionais da rede municipal e pelas famílias da cidade. A proposta é que professores e pais caminhem juntos, construindo ambientes ricos em experiências, escuta e vínculos afetivos.
A formação presencial está sendo marcada por oficinas, rodas de conversa, montagem de espaços pedagógicos sensoriais e um mergulho profundo na cultura do Cariri. Com o apoio e empenho da atual secretária de educação, Patrícia Joanne e do prefeito Genivaldo Tembório, o PRATA floresce em solo fértil, abrindo caminhos para uma educação pública mais viva, sensível e transformadora.
A expectativa é que, após a implantação inicial na Creche Tia Mocinha, o método possa ser expandido para o ensino fundamental do município, fortalecendo o compromisso com a educação baseada em pertencimento, ciência e afeto.
BLOG DO CÉSAR AUGUSTO
Com Blog do André