Natural da cidade da Prata, no Cariri paraibano, o educador Ary Prata, que atualmente é Gerente Regional de Educação da 5ª Gerência Regional de Ensino (GRE), representou a Paraíba e o Nordeste brasileiro em um dos eventos mais significativos da educação em direitos humanos no mundo.
Ary integrou a delegação latino-americana que participou do Seminário Internacional “La liberación y el regreso a la vida – Lecciones del Holocausto 80 años después”, realizado na cidade de Cracóvia, na Polônia. O encontro teve como foco principal as lições deixadas pelo Holocausto e os desafios contemporâneos no combate ao negacionismo histórico, antissemitismo e à banalização da violência.
O seminário foi promovido pela Fundación BAMÁ (Argentina) e pela Claims Conference, com parceria do Yad Vashem – o mais importante centro de memória da Shoá (Holocausto), com sede em Jerusalém. Entre os participantes estavam professores, formadores e líderes de instituições engajadas no ensino da memória e dos direitos humanos.
Durante os dias de imersão, Ary participou de visitas pedagógicas aos campos de extermínio de Auschwitz-Birkenau e outros locais históricos, além de conferências com sobreviventes do Holocausto, pesquisadores e educadores internacionais.
“A experiência foi um marco transformador na minha trajetória pessoal e profissional. Reafirmo, a partir dela, a urgência de cultivar nas escolas brasileiras o compromisso com a memória, a resistência e os direitos humanos”, destacou Ary Prata ao Blog do César Augusto.
A atuação do educador paraibano está diretamente ligada ao projeto que desenvolve na rede estadual de ensino, intitulado “A Descoberta da Shoá – Memória, Poesia e Resistência nas Escolas Públicas”, que propõe oficinas com estudantes, formação de professores e produção de materiais que unem arte, história e educação como formas de transformação social.
A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba reconheceu oficialmente a importância da participação de Ary Prata e o parabenizou por sua dedicação à formação de novas gerações mais conscientes, críticas e comprometidas com a cultura da paz, a justiça social e o respeito à dignidade humana.
O educador é hoje uma das referências da educação pública paraibana, levando o nome da cidade da Prata a instâncias globais e reafirmando o poder transformador da educação quando feita com propósito, memória e responsabilidade.
BLOG DO CÉSAR AUGUSTO