ManchetePolítica

Eleições em São Sebastião do Umbuzeiro: Impugnação de Pesquisas Eleitorais Levanta Debate sobre Transparência e Ética

Instituto que Realizou Pesquisa Interna para Prefeitura de SSU é proibida, pela terceira vez, de fazer divulgação de resultados eleitorais. Segundo decisão judicial, o Instituto não obedeceu aos critérios legais.
Para a população, vários pontos chamam a atenção e provocam diferentes reações. Um questionamento muito pertinente é o motivo que leva a campanha da situação contratar o mesmo instituto pra fazer pesquisa sem obediência a uma metodologia científica até na forma de abordagens aos entrevistados? Como acreditar num Instituto de Pesquisa que, mesmo tendo sido proibida a divulgação(Decisão Id 122332605), repassou supostos resultados para celulares de cabos eleitorais num claro ato atentatório à dignidade da justiça? O que pode pensar o eleitor que se sente importunado pela insistência da mesma pesquisa?
Apesar de todas as decisões judiciais serem contrárias à divulgação, o palanque da situação está sendo montado com base em constantes pesquisas, o que provoca a intimidação dos eleitores que já não se sentem à vontade para responder por medo de ter suas respostas divulgadas e sofrer sanções nos serviços públicos municipais.
Pelo que circula nas conversas entre populares, o momento político em São Sebastião do Umbuzeiro é preocupante pois está sendo demonstrado pouco caso com o que determina a Justiça. Ou seja, o município está se transformando em terra sem lei.
O positivo do cenário é a compreensão de parte do eleitorado que debate, questiona e não se deixa levar por esse tipo de prática nefasta à democracia.

BLOG DO CÉSAR AUGUSTO

Shares:

Related Posts